Quem Somos?

WhatsApp Image 2021-09-14 at 21.05.34.jpeg

Diretoria

Diretoria

Presidente

Padre Alexis Antonio Peña Alfaro: 67 anos, Casado, Psicólogo, Professor, Sacerdote ortodoxo 

Secretario

Padre Rafael Queiroz Santos: 69 anos, Casado, Filósofo, Sacerdote ortodoxo

Tesoureira

Emília Machado van Steen, Casada, Empresária.

Bispo Kirilo.jpg

 S.E. Bispo Kirilo

Diocese Servia de Buenos Aires,             América do Sul e Central

Conselho Fiscal

Maria Lucia Queiroz Santos:

Casada, Professora, Psicóloga.

Celia Maria de Paula Peña Alfaro

Casada, Engenheira, Fiscal do Ministério do Trabalho- Aposentada

Jerusa Pessoa de Oliveira: Solteira, Funcionária  do INSS, Aposentada,

Antonio Osiris Rincosky:  Casado, Comissário  da Polícia Civil, Advogado

Eliane Queiroga de Andrade:  Casada, Comissária  da Polícia Civil, Advogada.

Metropolita Amphiloquio.jpg

Metropolita Amphiloqio

         Metropolita de Montenegro

PROPÓSITO
Desenvolver projetos e programas filantrópicos que resultem em benefícios, crescimento e bem-estar das pessoas para a busca de autonomia pessoal e comunitária.

NOSSA MISSÃO
Desenvolver parcerias e programas filantrópicos com entidades privadas e governamentais para atendimento de necessidades específicas estimulando as competências das pessoas e comunidades.

NOSSA VISÃO
Nós acreditamos na valorização da pessoa humana, como imagem de Deus, e como cristãos devemos promover seu crescimento pessoal apoiando as diversas formas de educação, de liberdade econômica, solidariedade, resiliência diante das adversidades e estímulo a criatividade na busca de soluções aos desafios atuais. 

NOSSOS VALORES
Acreditamos na pessoa humana, e na educação e aprendizagem, viver e desenvolver resiliência para enfrentar as dificuldades e desafios  das mudanças e dos obstáculos da vida humana; podemos servir e ajudar o próximo a superar-se e encontrar novas respostas, a esperança e a fe são nosso ideal cristão.

02.jpg
IMG-20190520-WA0030.jpg
Reforma 3.jpg

Reforma da antiga casa

IMG-20190523-WA0039.jpg
09.jpg

Casa atual 2021

3.jpg

Projeto futuro 2025

Nossa Historia 

Somos um grupo de cristãos ortodoxos e hoje participamos da Paroquia da Dormição da Mãe de Deus em Recife, Brasil. Nossa história começa a meados dos anos 80 quando no meio do desencanto da sociedade moderna buscávamos o sentido da vida e pesquisávamos as antigas tradições espirituais orientais até descobrir a antiga Tradição da Igreja do Oriente, a Igreja Ortodoxa em 1985. [Lembremos o Fr. Seraphim Ross na California]

 

No ano seguinte em Junho de 1986, nove membros deste grupo viajamos até Portugal para encontrar o Metropolita Gabriel de Lisboa ligado aos vetero calendaristas da Grécia e fomos recebidos na Igreja Ortodoxa de Portugal, iniciando assim a Missão Ortodoxa brasileira com a paroquia da Santíssima Trindade em Aldeia, Recife. No ano de 1990 a Igreja de Portugal foi acolhida canonicamente pela Igreja Ortodoxa da Polônia pelo Metropolita Basílio.

 

Em 1992 foi criada a Diocese Ortodoxa de Rio do Janeiro e Olinda-Recife com um bispo brasileiro. No ano de 1997 faleceu o Metropolita Gabriel, que sua memória seja eterna! Foi eleito um novo Metropolita para a Igreja de Portugal. Depois de algumas dificuldades na diocese brasileira os padres da paroquia em Recife decidimos transferir-nos para outra igreja ortodoxa canônica e fomos recebidos no ano de 2002 por S. E. Dom Mitropham da Diocese Ortodoxa Servia do Leste da América em USA. 

No ano de 2007 iniciamos a Paróquia da Dormição da Mãe de Deus na cidade de Recife, capital do nosso Estado de Pernambuco, e ao mesmo tempo iniciamos o projeto de fazer da paroquia da Santíssima Trindade um mosteiro e ambas estão hoje em dia em funcionamento.

 

No ano de 2011 foi criada a nova Diocese Ortodoxa Servia de Buenos Ares, América do Sul e Central por esforço do Metropolita Amphiloquio, que sua memória seja eterna, primeiro administrador episcopal e posteriormente foi eleito e empossado o Bispo Kirilo Bojovic nesta diocese.

 

A Paroquia da Dormição funcionou desde 2007 numa sala comercial perto do centro da cidade do Recife. Em 2019 nos transferimos para uma na casa Av. Flor de Santana 77, Parnamirim onde estamos funcionando e que desejamos adquirir esta casa.

 

Nossa paroquia desde que funcionava em Aldeia há mais de 35 anos é uma pequena comunidade que tem se mantido a pesar de todas as dificuldades e de não possuirmos um local próprio. Nossos sacerdotes não recebem salários e temos feito um serviço voluntário. Tanto os sacerdotes quando membros desta comunidade temos desenvolvido  trabalhos filantrópicos para a sociedade.

Trabalho missionário da nossa paroquia:

No Brasil:

Belo Jardim,  Caruaru e Bom Conselho no Estado de Pernambuco.

Belém, Estado do Pará

Raposa e São Luis, Estado do Maranhão.

No exterior: Guayaquil, Equador; San Salvador, El Salvador e Guatemala

 

Nossos projetos uma visão geral

1º Projeto Recife

Construção da sede central e escritorio e salas de educação de jovens e ensino a distancia.

Aquisição do terreno para construção da nossa sede central de nossos projetos pois carecemos de um lugar próprio para desenvolver nossos trabalhos religiosos e projetos filantrópicos. Este projeto comporta também a construção de escritório, salas de aulas, sala de reuniões, de atendimento individual, hospedagem de visitantes.

 

 

2º Projeto Apicultura

Desenvolvimento de um projeto ambiental e educativo de reflorestamento e produção de mel, educação de jovens para preservação ambiental e capacitação de agricultores da região a produção será disponibilizada para a população em geral.

WhatsApp Image 2021-09-14 at 21.51.40.jpeg

Visita Catedral St. Serafim Dallas

Universidade Guatemala 2017 OK.CR2

UOMAC Guatemala 2017

Metropolita Guatemala.jpg

 Metropolita  Amphiloquio no Mosteiro da SS. Trindade com Madre Ines 2017